Home » Notícias » ANA e DAEE prorrogam atividades do GTAG-Cantareira até outubro de 2015

Notícias

07 de agosto de 2014

ANA e DAEE prorrogam atividades do GTAG-Cantareira até outubro de 2015

04/08/2014

O Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira) terá sua atuação prorrogada até 31 de outubro de 2015. A decisão consta da Resolução Conjunta nº 1.052/2014, assinada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), e está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4 de agosto. As atividades também poderão ser interrompidas antes desse prazo, a critério da ANA e do DAEE.
A prorrogação da vigência do GTAG-Cantareira considera a atípica situação de escassez de chuvas no Sudeste entre janeiro e julho. Este contexto climático tem resultado em vazões inferiores aos menores valores observados no histórico de monitoramento da bacia do rio Piracicaba, onde estão os principais reservatórios de regularização de vazões do Sistema Cantareira, responsável por parte do abastecimento de água das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.
Na Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 1.052, as duas instituições também levaram em consideração a prorrogação da outorga de direito de uso de recursos hídricos do Cantareira para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), cuja vigência é até 31 de outubro de 2015.

GTAG-Cantareira
A Agência Nacional de Águas e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo instituíram o GTAG-Cantareira em 10 de fevereiro, com uma vigência inicial até 5 de agosto. A finalidade do Grupo é proporcionar uma administração diferenciada do armazenamento do Sistema Cantareira. Também fazem parte do GTAG-Cantareira: representantes da SABESP; do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ); e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT).
Ao Grupo compete, entre outras atribuições, o acompanhamento diário dos dados referentes aos reservatórios e estruturas componentes do Sistema Cantareira, assim como dos postos de monitoramento de interesse: fluviométricos, pluviométricos e de qualidade da água.

Sistema Cantareira
O Sistema Cantareira está entre os maiores sistemas produtores de água do mundo. Responsável pelo abastecimento de 44,9% da Região Metropolitana de São Paulo, o Cantareira é composto por seis barragens interligadas por um sistema de 48 quilômetros formado por túneis, canais e uma estação de bombeamento que faz a água ultrapassar a barreira física da Serra da Cantareira. Sua área de drenagem se estende até o sul de Minas Gerais.

 
Água e Solo Estudos e Projetos    -    contato@aguaesolo.com    -    WebMail
Desenvolvido por X-NEO Sites Inteligentes