Home » Notícias » ANA e USGS

Notícias

19 de março de 2015

ANA e USGS

ANA e USGS Discutem sobre sistemas de gerenciamento de dados hidrológicos

De 16 a 20 de março, especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) se reúnem na sede da agência reguladora, em Brasília, para tratar de sistemas de gerenciamento de dados hidrológicos – ambas as instituições têm colaboração técnica no tema. Durante o encontro, acontecerá uma avaliação da situação atual dos sistemas de gerenciamento de dados hidrológicos da ANA e propostas para evolução de tais ferramentas. Veja aqui a programação.

 

Durante as reuniões, a equipe técnica da ANA apresentará sistemas utilizados para gerenciamento de dados hidrológicos da rede convencional de monitoramento (Hidro), da rede telemétrica (Telemetria), de tratamento de dados (SIADH) e de publicação de dados (Hidroweb). Por sua vez, os especialistas do USGS mostrarão como funcionam os sistemas da instituição e propostas da evolução dos sistemas da Agência.

 

A ANA e o USGS têm trocado experiências sobre sistemas de Tecnologia da Informação (TI) e as instituições pretendem realizar uma série de reuniões entre seus especialistas sobre os seguintes temas: sistemas de gerenciamento de dados hidrológicos, sistemas e fluxo de processamento e análise de dados telemétricos (nível de rios e vazão, por exemplo).

 

Rede Hidrometeorológica Nacional

 

A Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência possui cerca de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), entre outras. Fazem parte da rede estações telemétricas, que enviam automaticamente dados via satélite ou sinal de celular, e também estações convencionais, que precisam da presença de um observador hidrométrico para coleta de dados pelo menos duas vezes por dia.

 

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

 
Água e Solo Estudos e Projetos    -    contato@aguaesolo.com    -    WebMail
Desenvolvido por X-NEO Sites Inteligentes