Home » Notícias » Consulta Pública 28 de Março

Notícias

05 de abril de 2018

Consulta Pública 28 de Março

Enquadramento dos corpos d’água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), com o acompanhamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (CBHSergipe), está definindo o Enquadramento dos corpos d’água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, para tanto, estão sendo realizados os seguintes estudos:

·        -  Diagnóstico da Bacia Hidrográfica;

·        -  Prognóstico (cenários e projeções);

·        -  Proposta de alternativas de enquadramento e suas respectivas metas.

Os estudos ambientais em questão são fundamentais para o estabelecimento do Enquadramento dos Corpos d’água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. Assim sendo, com vistas a garantir a ampla participação da sociedade neste processo, serão realizadas 03 Consultas Públicas, sendo a primeira de Validação do Diagnóstico, que ocorreu no dia 28 de março, na Câmara de Vereadores do Município de Itabaiana/SE.

O Diagnóstico foi apresentado pela Engenheira Ambiental Elisa Kich e pelo Engenheiro Civil Mestre/Doutor Luis Fernando Cybis, técnicos do Consórcio Água e Solo/Engeplus Engenharia. Na fala da apresentação do diagnóstico feita por ambos, fez-se uma breve introdução do diagnóstico, na sequência falou-se acerca da caracterização geral da bacia, a qual é composta por 26 municípios, 8 totalmente inseridos, numa área 3.693 km quadrados, clima agreste, litoral úmido, semi-árido. Falou-se também sobre o uso preponderante das águas em termos de captações superficiais subterrâneas. Outro tópico apontado foram as potenciais fontes de poluição, entre elas a deposição de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e indústria, dentre outros assuntos referentes ao tema.

Presente no evento, a sra. Ana Paula, técnica da SEMARH, em sua fala, destacou a importância do Programa Águas do Sergipe, bem como explanou sobre a análise do diagnóstico e seu objetivo, e por fim pontuou a importância da implantação do Enquadramento na Bacia do Rio Sergipe.

Até o término desse projeto, ainda estão previstas mais duas consultas públicas, sendo que a 2º será realizada no mês de maio deste ano, no município de Nossa Senhora da Glória/SE.

 
 
Água e Solo Estudos e Projetos    -    contato@aguaesolo.com    -    WebMail
Desenvolvido por X-NEO Sites Inteligentes