Home » Notícias » Entidades Vão Criar o Museu Das Águas de Porto Alegre

Notícias

27 de março de 2012

Entidades Vão Criar o Museu Das Águas de Porto Alegre

Assinatura do Protocolo de Intenções Pró Museu das Águas de Porto Alegre

No Dia Mundial da Água, 22 de março, diversas entidades lideradas pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo governo do Estado assinaram um protocolo de intenções que formaliza o apoio à criação do Museu das Águas de Porto Alegre (Musa). O prefeito José Fortunati e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, participaram da cerimônia no barco Cisne Branco.

O Musa deve ser construído às margens do lago Guaíba, e suas atividades se desenvolverão em torno de três eixos: histórico (como museu de memória das atividades que giram em torno da água), educativo (como instrumento de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos) e artístico (como espaço de criação e exposição de manifestações artísticas tendo a água como tema, material ou suporte).

Idealizadores do projeto e representantes da Comissão Pró-Museu das Águas de POA, Zoravia Bettiol e Luis Antônio Timm Grassi destacaram que o museu será um ícone na orla do Guaíba e um centro de referência local, estadual e nacional da gestão das águas.

Histórias - O prefeito José Fortunati disse que a partir de agora será realizado o estudo do local adequado para abrigar toda história das águas. Destacou o Programa Integrado Sócio-ambiental, que irá, a partir de 2013, devolver a balneabilidade ao Lago Guaíba. “Tenho o orgulho de dizer que a nossa cidade tem a preocupação de conservar e também de resgatar a qualidade da água de Porto Alegre. Com boa vontade a gente pode mudar a tônica geral da contaminação da água”, afirmou.

O prefeito prometeu, ainda, colocar representantes da comissão Pró-Museu das Águas em contato com o escritório do arquiteto Jaime Lerner, responsável pela revitalização da Orla do Guaíba para ver a possibilidade de instalar o museu próximo ao Lago.

Integram a Comissão Pró-Museu das Águas as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Governo do Estado, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), secretarias estaduais da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras, de Irrigação e Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Saneamento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Lions Club (Distrito LD-3).


Texto de: Bibiana Barros

Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 
 
Água e Solo Estudos e Projetos    -    contato@aguaesolo.com    -    WebMail
Desenvolvido por X-NEO Sites Inteligentes