Um dos possíveis impactos ambientais decorrentes de determinadas atividades econômicas é a contaminação das águas subterrâneas. Para avaliar e remediar esses impactos são necessários estudos de contaminação de água subterrânea, bem como a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas.
Os estudos devem seguir uma metodologia específica para avaliar os possíveis contaminantes presentes e identificar os pontos críticos de contaminação. Uma vez identificado o problema, é necessário elaborar um projeto de recuperação da área degradada, que deve incluir medidas preventivas para evitar novas ocorrências que geraram o dano além de medidas de remediação para recuperar a qualidade da água subterrânea.
As medidas de remediação podem incluir técnicas físicas, químicas e biológicas. Além dessas, o projeto de recuperação da área degradada deve incluir o monitoramento constante da qualidade da água subterrânea e do desempenho das medidas de remediação aplicadas. Os projetos devem ser realizados de forma integrada, considerando aspectos técnicos, ambientais, sociais e de saúde populacional.
É importante que as comunidades locais estejam envolvidas no processo, para que possam contribuir com informações sobre a área e seus usos, além de compreender as ações de recuperação e seus benefícios. Ainda, deve haver um controle rigoroso dos resíduos diversos e dos efluentes oriundos da atividade, desde a geração até a disposição final, pós-tratamento.
Os resíduos sólidos devem ser armazenados em locais apropriados e controlados, para evitar a contaminação do solo e da água subterrânea. Os efluentes líquidos e gasosos devem ser tratados antes da disposição, para reduzir a carga poluidora e garantir que não haja contaminação do solo e das águas subterrâneas.
A Água & Solo elabora tanto os estudos ambientais prévios ao início da atividade econômica, avaliando seus impactos e formas de controle, como atuando em projetos que visam a recuperação de áreas degradadas.